Social sem ser formal

by Eduardo Lautert


É praticamente consenso que uma boa camisa é um item fundamental no guarda-roupas masculino. A maioria diz que ela tem que ser branca. Sim, é uma das mais fáceis de combinar. Mas azul, preta e cinza também servem.

Mas como faz para usar camisa sem parecer um caixa de banco no seu tempo de folga? Como faz para não parecer um traje formal mal desconstruído?

Primeiro lugar, corte. Cuidado com o caimento e com as medidas da camisa. Atenção para a largura na cintura e nos braços. Nem folgada, nem estourando botões. Outra importante dica é a estampa. Está permitido ser formal com estampa, logo está igualmente permitido ser informal. Vale da combinação. O que nos leva para outro fator: cores. Branco, preto e azul são fáceis, mas outras alternativas também podem fazer essa duplicidade (formal/informal). Nenhuma é mais formal que a outra se analisarmos somente a cor. Colarinhos. O americano, que serve até para usar com gravata, é o mais despojado, já que geralmente é o menos estruturado. Normalmente as camisas mais sociais são as com colarinho mais firme, portanto o meio termo pode ser interessante. Outros fatores como enrolar a manga, colocar (pelo menos uma parte) para fora da calça, combinar com jeans, tênis, sapato sem meia e etc também ajudam a variar.

Abaixo a gente preparou uma galeria com ideias de camisas formais que podem, de um jeito ou de outro, se encaixar num visual mais despojado.